qui. jun 4th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

A Garra Cinzenta

2 min read

Oi gente, o que vocês acham de quadrinhos nacionais? Sem ser a Mônica; ela tem seus méritos, mas fica para outra vez.  Um lado sombrio dos quadrinhos,  falo do ‘Garra Cinzenta’ escrita e desenhada por artistas brasileiros, publicada entre 1937- 1939  no suplemento ‘A Gazetinha’ do jornal ‘A Gazeta’  em São Paulo no formato de “tiras semanais”  ao lado de personagens como Super Homem e Fantasma.

                 O roteiro  mescla os gêneros terror e policial, com um suspense que devia incendiar os leitores da época, a expectativa pela continuação. Com arte de Renato Silva e roteiro de Francisco Armond, um pseudônimo que até hoje é um mistério, não se sabe ao certo quem é o verdadeiro autor da trama, muito já se especulou sobre o assunto, a maior suspeita é que ‘Francisco Armond’  seria a jornalista  Helena Ferraz de Abreu, que usaria o nome falso de um homem em virtude dos preconceitos da época.

               Mas falando dos quadrinhos, no meu modesto ponto de vista trata-se de uma estória ricamente ilustrada, com muitos detalhes, considero o roteiro excelente, respeitando a sua proposta, dentro da estética utilizada na época, onde o vilão Garra Cinzenta usa de conhecimento científico e terror psicológico para assassinar suas vitimas e cometer atrocidades, auxiliado por seus comparsas, o robô Flag,  um gorila com cérebro humano e a Dama de Negro, enquanto os mocinhos sofrem na tentativa de impedi-lo.

                        Os problemas com a regularidade das ‘tiras’ acabaram por fazer a Gazeta publicar, entre  1939 e 1940, dois álbuns com a íntegra da aventura. Foi republicada em 1975 pela RGE, porém incompleta. Em 1988 republicada completa no fanzine Seleções do Quadrix. Eu tinha ouvido falar destas publicações, mas não tive acesso a elas. Então a Conrad republicou em 2011 uma edição de luxo (finalmente consegui ler).

                     Outro fato interessante é que nos anos 40 também foi publicada na Bélgica, especula-se que o Garra Cinzenta teria inspirado personagens como o Caveira Vermelha,  Terror Negro e  Blazing Skull da Marvel.

Seguem imagens!

Garra01Garra02

Espero que tenham gostado, até a próxima!

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *