qui. maio 28th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

A pilantragem no mundo do colecionismo

4 min read

Ao longo dos anos venho me aventurando no mundo do colecionismo de Figuras de Ação, passei por várias fases, desde a época do estouro dos Stars Wars da Kenner, como Gi Joes, DC Universe, Marvel, McFarlane, Neca e por fim Figuras 1/6.

Nestes anos algo é comum e peculiar em quase todas as camadas do colecionismo, OS PILANTRAS. Com a banalização das redes sociais, desde os tempos do finado ORKUT, eles estão cada vez mais criativos e em maior número.

Temos desde os espertinhos que tentam aplicar golpes até aqueles com manias de grandeza e síndrome do pequeno poder. Vou relatar um pouco de cada perfil para que você possa quem sabe identificar algum e evitar conflitos.

O IMPULSIVO

Este é muito comum, o famoso “dedo nervoso”. Sai comprando tudo o que vê sem pensar nas consequências. São verdadeiros atores na arte de dar desculpas na hora de pagar, em alguns casos fingem doenças, morte de parentes, desemprego ou o clássico “estou sem internet”. Este vai pagando por demanda, quem grita mais alto recebe, quem permite e acredita nas histórias fica chupando o dedo. Este tipo de colecionador é bem fácil identificar, ele usa textos longos e cheio de detalhes mirabolantes nas desculpas, sempre tenta se distanciar da responsabilidade de forma emotiva e dramática. Alguns casos é patológico mesmo, o cidadão precisa de tratamento médico.

O ESTELIONATÁRIO

Este age com perfis falsos, possui poucos contatos nas redes sociais, não mostra fotos, quando mostra é a foto de outra pessoa, até mesmo se passando pela menina tarada da internet que seduz os colecionadores para obter facilidades e “presentes”. Este compra sem ter um tostão, nunca fornece seu CPF ou telefone e normalmente age sozinho. É um amargurado que não tem nenhum amigo na face da terra, coleciona só o que consegue roubar e nunca tem o prazer de compartilhar experiências. Este logo desiste quando descobre que colecionar sozinho não tem graça.

O AMIGÃO

É aquele que em pouco tempo se torna seu melhor amigo, se você espirrar ele diz: – Saúde, Deus lhe abençoe! Se você puxar um cigarro, mesmo que não fume, ele oferece o isqueiro. Normalmente este indivíduo está do seu lado para obter algum tipo de vantagem. Se vc é vendedor ele vai querer privilégios, se vc é colecionador ele logo vai mostrar quem ele é de verdade quando a sua coleção ficar maior que a dele. Se você for de uma classe econômica superior, ele vai se vitimar e sempre lamentar até que você se sensibilize e o ajude financeiramente ou tirando algo da sua coleção, a famosa “Síndrome do Coitadismo.”

O CELEBRIDADE

Infelizmente este é tipo que mais temos enfrentado administrando a comunidade Nerdstark. Este tipo de sociopata acha que somente ele e sua trupe podem ter sites, blogs, vlogs, podcasts, fóruns ou qualquer outra mídia que fale sobre colecionismo. Pelo fato de terem um canal antes de você, estes sentem-se como se fossem donos do Colecionismo, então tudo que você fizer e eles tiverem feito antes, você vai causar uma epidemia de “piti” entre eles.

Estes passarão a lhe boicotar, falar mal de você, mesmo sem lhe conhecer, simplesmente pelo fato de você ter um site sobre o mesmo tema. É mais um caso de “Síndrome do Pequeno Poder, Síndrome do pau pequeno ou Síndrome da mulher feia”, onde o cidadão não é ninguém mas dentro da sua imaginação ele é um astro super descolado e popular. Pode possuir uma vida sofrível, é desvalorizado profissionalmente e precisa de carinho e atenção. Este precisa a todo instante se auto afirmar e demonstrar aos demais que ele foi o primeiro, ele é o melhor, ele é o embaixador, agindo como a líder de torcida pelancuda que se incomoda com a ninfeta nova da escola que pode lhe roubar o par no baile de formatura.

Alguns que possuem este perfil, possuem uma coleção pequena e estão ali para querer glamour e holofotes, falam sempre na primeira pessoa.

O GOOGLE MAN

Este é uma enciclopédia humana, sabe de tudo, é o dono da verdade, tudo que alguém fala ele sente prazer em corrigir, somente o que ele fala é interessante, somente a sua coleção que presta. Este é um pouco parecido com O CELEBRIDADE, mas este é muito mais BURRO, é um verdadeiro jegue, limítrofe e está sempre em conflito com alguém pelo seu ponto de vista que visa lhe trazer a sensação de estar em evidência como o centro das atenções.

O MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

Este é bem curioso, está no colecionismo para “fazer o bem”, não levanta bandeiras, participa de todos os grupos, é confidente, dá conselhos e quando você menos espera surge uma fofoca ou intriga como seu nome entre os colecionadores…

Muitos podem nos achar com estes estereótipos ou outros que não foram citados, e existem as variações, colecionadores que herdam um pouco de cada!

Este post é uma experiência social, então se você começar a ouvir boatos sobre a comunidade Nerdstark, saiba que mais uma vez cutucamos algum dos tipos de PILANTRA citados acima! HaHaHaHaHaHaHaHaHaHaHaHaHaHa

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *