seg. maio 25th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Artigo – O que um colecionador americano pensa do Brasil

5 min read

Este artigo é o resumo de uma conversa com um amigo norte americano sobre o colecionismo em geral e principalmente para esclarecer algumas dúvidas que podem ser de outros colecionadores. Estou com esse registro arquivado a 3 meses e inicialmente não ia publicá-lo por achar que não traria nenhuma reflexão por causa do anonimato da fonte, mas devido compartilhar pra ver se gera algum tipo de reflexão sobre o nosso hobby.

Porque 90% dos vendedores americanos não enviam seus produtos ao Brasil?

A resposta pode ser lógica, mas é muito interessante ouvir o ponto de vista de quem está na outra ponta.

Para preservar sua imagem e a imagem da sua empresa, o amigo preferiu manter-se anônimo, por isso, aqui usarei o nome John, a sua empresa chamarei de Acme Comics.

Saudações amigo John, é um grande prazer poder compartilhar em meu site esta matéria com você, pois admiro muito seu trabalho e o que tem feito pelos colecionadores.

O prazer é meu, fico muito feliz que o colecionismo no Brasil esteja tão organizado, com grandes websites, lojas e empresas que mantém acesa a chama da paixão chamada COLECIONAR.

Você sabe que aqui no Brasil sofremos um embargo econômico do nosso próprio governo. Nossa moeda vale menos da metade do dólar e o nosso salário mínimo equivale a menos da metade do salário mínimo americano, então, o colecionador brasileiro que consegue “ficar vivo” no hobby é um verdadeiro herói! Indiretamente também sofremos um embargo nas mãos dos vendedores norte americanos, que em quase 90% dos anúncios no Ebay declaram que não fazem envios para o Brasil.

Você vivendo na américa e conhecendo muitos outros vendedores e colecionadores, o que você sabe sobre os motivos dessa resistência com os brasileiros?

Bem, eu envio produtos ao Brasil, vendo pelo próprio site da loja e raramente anuncio no Ebay. Como você mesmo falou, além dos problemas financeiros e tributários do seu país, os vendedores do Ebay se preocupam muito com a reputação. O número de reclamações é muito grande e 99% dessas reclamações é pelo atraso na entrega do produto. Este atraso acontece porque os pacotes ficam depositados na fiscalização do seu país, então, o comprador que não possui muito conhecimento qualifica negativamente o americano e cria-se um confronto. Já vi casos de pessoas que tiveram que devolver o valor e 30 dias depois o comprador recebeu o produto. Neste caso o vendedor teve 100% de perda e até mesmo teve que enviar uma segunda peça para não ficar com o feedback negativo. Outro problema também é o valor do frete, muitos compram ser entender os custos de envio, quando percebem que irão pagar só de frete quase o preço da figura, desistem. Como falamos em linguagens diferentes, as vezes também a comunicação falha.

O Ebay agora está parcialmente em português, está muito mais fácil de entender.

O envio para o Brasil diminuiu bastante lá na Acme Comics, acreditamos que seja pela alta do dólar sobre a moeda de vocês, tento entender como é possível que haja tantos impostos ai no Brasil e mesmo assim o país não se desenvolve na velocidade que vocês pagam!

O Brasil é o país mais rico do mundo, se o Brasil fosse pobre, já teria decretado falência.

(Rindo muito) é verdade

Não ria muito, vocês estão em crise também!

Sim, e das mais severas, a diferença é que a nossa crise provem da defesa do nosso povo e de outros países, estamos em guerra, enquanto vocês nadam na sujeira da corrupção dos próprios governantes. Torço muito para as coisas melhorarem ai, é um país maravilhoso que tive o prazer de visitar 7 vezes!

Quando nós brasileiros falamos mal do nosso governo, parece muito normal, mas quando ouço isso vindo dos americanos me sinto um pouco ofendido e envergonhado, mas você tem razão sobre a nossa corrupção.

Desculpe a todos os brasileiros, sinceramente quero o país evoluindo e muitos brasileiros consumindo na Acme Comics. (Risos)

Você sabia que pagamos um imposto de 60% do valor do produto quando temos o produto fiscalizado?

Isso é um roubo, o correto seria o governo de vocês pagar a diferença entre a moeda e converter como se o produto fosse industrializado ai!

Vou fazer uma pergunta que você não é obrigado a responder ok?

Já vi no seu site algumas peças da Hot Toys por U$ 180,00, quando chegam aqui o valor é quase 4 vezes maior. Para que você possa vender a U$ 180,00 qual é o valor de custo comprando direto da fábrica do Hot Toys?

Um mágico nunca revela seu segredo, mas digamos que o suficiente para a empresa ter sua margem de lucro e ter a preferência dos clientes. É claro que o fator “lote e data da compra” reduz o preço.

No post vou colocar uma TrollFace depois dessa resposta!

Conte quais produtos você mais envia para o Brasil e quais as cidades que mais compram.

Tenho 2 clientes de São Paulo que compram bastante e 1 do Rio de Janeiro, ambos compram bastante Neca, Diamond e DC, acredito que sejam lojistas. O público que coleciona Hot Toys é mais diversificado, vendemos para vários locais diferentes, além de São Paulo e Rio de Janeiro tenho alguns clientes do Paraná e outras cidades/estados que não recordo agora.

Qual o seu recado para os colecionadores brasileiros?

Não comprem no Ebay, hahahahahahahha

Amigos do Brasil, peço desculpas por não me identificar na matéria, mas não quero causar nenhum tipo de conflito com meus parceiros nem receber questionamentos, mas achei interessante a iniciativa e acredito que sirva para a reflexão. Mais uma vez parabenizo por se unirem e se organizarem, com sites, blogs, páginas e reunindo essas comunidades. Vocês estão chamando a atenção do mundo Geek, terão sua própria ComicCon e sabiam que empresas como Hot Toys e Marvel estão de olho no Brasil e no mercado de colecionáveis ai, então, sugiro que COMPREM MUITO na comic con Experience, chamem a atenção e façam eles voltarem investindo cada vez mais!

Um grande abraço aos colecionadores, se vocês visitarem os Estados Unidos e forem em loja de Comics, lembrem-se dos nomes John e Acme, vocês saberão qual é a minha empresa se entrarem nela 🙂

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

4 thoughts on “Artigo – O que um colecionador americano pensa do Brasil

  1. Não acho que seja uma escolha inteligente inventar porcentagem para argumentos. Ao invés de 90% fica melhor “a enorme maioria”, e o 99% como “praticamente todos”.
    A não ser, lógico, que se tenha pesquisado para chegar ao número com um certo embasamento. Fora isso, acho que o texto fica amador quando escrito desta forma.

    1. Obrigado pela observação Bruno, com certeza em uma próxima postagem farei a esta estatística mais precisa. Usei como base a cotação de 2 peças da Hot Toys que estava atrás a 3 meses atrás, eram elas, Black Widow e Bruce Banner da Hot Toys. De 5 vendedores 4 não enviavam para o Brasil. Usei esta experiência como base. A Black Widow acabei comprando aqui, com a Planet Movie Store e o Bruce Banner comprei de um usuário do Grupo Badass World.
      Abraço e sinta-se a vontade para participar, sua crítica/elogio/sugestão é muito importante para o aprimoramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *