qui. maio 26th, 2022

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Colecionismo: O que está acontecendo?

Atualmente as comunidades de colecionismo tem passado por problemas de conflito entre seus membros, seus...

Atualmente as comunidades de colecionismo tem passado por problemas de conflito entre seus membros, seus fundadores e seus admiradores. Com a facilidade de criação de sites, perfis em rede sociais, páginas e grupos, todos tem a oportunidade de se expressar, o que é fantástico. Esta gama de novos canais criou belos projetos, pelas propostas e muita DIVERSIDADE no meio colecionismo.

Hoje dentro das grandes corporações/instituições, muito se fala em diversidade e sustentabilidade. No mundo corpotativo é incrível conviver com pessoas das mais diferentes culturas, etnias, crenças e personalidades. No lazer, no hobbie colecionismo, infelizmente não disponho mais do mesmo entusiasmo, simplesmente porque uma minoria desses cidadãos não aceitam a DIVERSIDADE.

Para alguns, se você coleciona Hot Toys, você não é digno de conviver com colecionadores de Marvel Legends, ou outras escalas. Você é considerado “a elite”, como se fosse culpado por ter interesse a esta linha de figuras. O inverso também é veridico, alguns colecionadores de Hot Toys desprezam os que preferem figuras de menor valor, então, cria-se um conflito entre a “Síndrome do Coitadismo” contra a “Síndrome do Pequeno Poder“, uma alienação radical absurda.

Em ambas as situações existem pessoas legais e pessoas nem tanto, mas, infelizmente a GENERALIZAÇÃO acaba separando estes colecionadores e o “pré conceito” acaba prevalecendo.

Reflita, talvez aquele cara que você não vai com a cara sem mesmo conhecer sua história ou seu caráter, possa a vir a oferecer aquela peça que você está a anos procurando, ou até mesmo pode negociar com você aquela peça que você tem encalhada. Este mesmo colecionador pode ser seu amigo.

Da mesma forma existe o conflito entre os sites, alguns mais antigos não aceitam que possam surgir novos ou até aceitam, mas vc passa a ser ignorado como se fosse errado criar um blog pessoal, fórum, etc. Você vira motivo de piada, você é desrespeitado.

Algumas pessoas me questionam se deixei de colecionar, pois é evidente minha quase nula participação nos fóruns de discussão, grupos do facebook e demais canais.

Eu, André Pacheco, não deixei de colecionar, bem pelo contrário, estou passando por uma fase muito legal na coleção, um novo foco, uma nova disciplina e também uma nova postura. Acompanho a crescente do colecionismo no país, troco muitas informações com muitos colecionadores sem que as conversas sejam expostas em páginas ou fóruns e estou cada vez menos interessado nessa “vitrine” que muita gente está RASGANDO OS VALORES para fazer parte.

O meu humilde projeto chamado Nerdstark não foi criado para desafiar ninguém, nem tampouco para desqualificar ninguém, apenas quis ter um espaço para expressar minhas ideias e disponiblizar informações relevantes a quem tem as mesmas preferências, simples assim.

Faço deste post um convite a TODOS que quiserem me chamar para debater o tema e tentar resgatar os verdadeiros valores que realmente vão agregar benefícios ao nosso apaixonante hobbie.

Um grande abraço a todos e sejam felizes.

[divider]

[userpro template=view user=nerdstark max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

2 thoughts on “Colecionismo: O que está acontecendo?

  1. Seu artigo retrata muito bem a realidade dos grupos e foruns. Minha impressão é que alguns administradores se veem como celebridades e perdem a noção da realidade. Vão se formando ridículas miniditaduras em que esses administradores se acham no direito de ditar o correto, o que deve ser dito, e o que os demais membros devem tomar conhecimento. Basicamente num momento em que se tanto fala em diversidade e tolerância o que mais se vê é intolerância contra os que discordam ou simplesmente não dizem “amém” a cada postagem ou comentário. Parabéns pela pagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *