ter. set 29th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

De Trump à anúncio de prêmio errado: Confira tudo o que rolou no Oscar 2017

5 min read

Como esperado, a cerimônia de entrega do Oscar 2017 foi marcada pelo discurso politico e algumas alfinetadas ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em seu monólogo de abertura, Jimmy Kimmel fez menção à situação do país que se encontra dividido em relação ao atual governo, enaltecendo o apelo ao respeito mútuo e gentileza como forma de trazer unidade à nação e o mundo.

 

Ele também comentou sobre o tweet de Trump após o discurso de Meryl Streep no Globo de Ouro, no qual ele a chama de “superestimada”. Com ironia, Kimmel pediu que Streep se levantasse e recebesse uma salva de palmas por seus papeis insignificantes e superestimados. Ainda sobre o presidente, ele disse:

“Talvez isso não seja algo popular de se dizer, mas eu gostaria de agradecer ao presidente Trump. Pois, vocês lembram ano passado quando o Oscar parecia ser racista? Não é mais. Graças a ele”.

Meryl Streep aplaudida por ser tão “superestimada”

Além disso, Kimmel se utilizou algumas vezes de sua “rivalidade” com Matt Damon em suas piadas:

“Eu conheço Matt há tanto tempo que quando nos conhecemos eu que era o gordinho. Verdade. Nós temos problemas, ele é egoísta, todos que já trabalharam com ele sabem disso. Mas Matt fez algo muito altruísta e eu quero elogiá-lo por isso. De verdade. Como vocês sabem, ele poderia ter estrelado em Manchester à Beira-Mar, ele é o produtor, tem 6 indicações, incluindo Melhor Ator. E ele poderia ter pego o papel, mas ele não fez isso. Ele deu para o Casey Affleck, que é tipo seu amigo de infância. Ele deu o que se tornaria em um papel indicado ao Oscar para seu amigo e fez um filme chinês com um rabinho de cavalo. E esse filme, A Grande Muralha, perdeu 80 milhões de dólares”.

Ao longo da premiação parte dos vencedores também comentaram as atitudes de Trump, como foi o caso do diretor iraniano Asghar Farhadi, ganhador de Melhor Filme Estrangeiro por O Apartamento, que não compareceu ao evento em protesto à lei que proibiu a entrada de alguns países nos Estados Unidos, mas mandou um recado por uma porta-voz.

Mas nem só de discurso politico se faz um Oscar. Este ano, o tema da cerimônia foi Inspiração e contou com alguns clipes com atores falando sobre filmes que os inspiraram em suas carreiras. Um deles foi Seth Rogen que, após revelar que De Volta para o Futuro foi sua inspiração, ele entrou no palco em um DeLorean, junto com Michael J. Fox e usando o famoso tênis que se amarra sozinho.

 

 

Por falar em nerdice, essa edição do Oscar se mostrou bastante nerd. Esquadrão Suicida ganhou o prêmio de Melhor Maquiagem e Cabelo, Animais Fantásticos e Onde Habitam ganhou por Melhor Figurino (se tornando o primeiro filme do universo de Harry Potter a ganhar um Oscar) e A Chegada levou Melhor Edição de Som.

Tivemos também representação brasileira na cerimônia. Lázaro Ramos e Seu Jorge apareceram em um clipe falando sobre o que é o cinema ao redor do mundo.

 

 

Mas essa não foi a única aparição do Brasil não. Durante a performance de Auli’i Cravalho da música “How Far I’ll Go”, do filme Moana – Um Mar de Aventura, algo chamou a atenção do público brasileiro, algo bem familiar para nós: a pira olímpica. O objeto que parecia ser o mesmo usado nos Jogos Olímpicos do Rio fazia parte do cenário da apresentação da canção.

Apesar dos discursos emocionantes, das piadas e dos shows, o que marcou a edição na história do Oscar foi a gafe, a la Miss Universo, que aconteceu no final da cerimônia. Na hora de entregar o prêmio mais esperado da noite, o de Melhor Filme, Faye Dunaway e Warren Beatty (ambos conhecidos por Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas) anunciaram La La Land – Cantando Estações como o vencedor, mas depois que todo o elenco e produtores do filme já estavam no palco, foi revelado que haviam cometido um erro e o verdadeiro ganhador era Moonlight – Sob a Luz do Luar. O erro criou um burburinho não só no salão, mas nas mídias sociais.

Momento em que é comprovado que Moonlight – Sob a Luz do Luar havia ganhado

 

Ao tentar explicar o que aconteceu, Warren disse que quando ele abriu o envelope para revelar o vencedor, estava escrito “Emma Stone – La La Land” e ele ficou confuso, tanto que ele demorou um momento, olhou para a plateia, olho para Dunaway e mostrou para ela, que no momento anunciou La La Land. Ou seja, o envelope veio errado. Ao ser questionada sobre o episódio, Emma Stone disse:

 “Eu estava segurando o meu envelope de Melhor Atriz aquele tempo todo. Não quero criar rumores, mas seja o que for que tenha acontecido, eu estava segurando o meu envelope”.

O que será que causou esse erro? Não sabemos. Mas isso resultou na maior garfe da história do Oscar.

Segue a lista completa dos vencedores:

 

Melhor Ator Coadjuvante
Mahersha Ali| Moonlight – Sob a Luz do Luar

Melhor Maquiagem e Penteado
Esquadrão Suicida

Melhor Figurinho
Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Documentário
O.J. – Made in America

Melhor Edição Sonora
A Chegada

Melhor Mixagem de Som
Até o Último Homem

Melhor Atriz Coadjuvante
Viola Davis | Um Limite Entre Nós

Melhor Filme Estrangeiro
O Apartamento (Irã)

Melhor Animação em Curta-Metragem
Piper

Melhor Animação
Zootopia – Essa Cidade é o Bicho

Melhor Design de Produção
La La Land – Cantando Estações

Melhores Efeitos Especiais
Mogli – O Menino Lobo

Melhor Edição
Até o Último Homem

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Os Capacetes Brancos

Melhor Filme em Curta-Metragem
Sing

Melhor Fotografia
La La Land – Cantando Estações

Melhor Trilha Sonora
La La Land – Cantando Estações

Melhor Canção Original
City of Stars | La La Land – Cantando Estações

Melhor Roteiro Original
Kenneth Lonergan | Manchester à Beira-Mar

Melhor Roteiro Adaptado
Barry Jenkins | Moonlight – Sob a Luz do Luar

Melhor Diretor
Damien Chazelle |La La Land – Cantado Estações

Melhor Ator
Casey Affleck | Manchester à Beira-Mar

Melhor Atriz
Emma Stone | La La Land – Cantando Estações

Melhor Filme
Moonlight – Sob a Luz do Luar

 

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *