qua. jun 3rd, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Dicas para não cair em golpes negociando na internet

3 min read

Acompanhando as redes sociais e relatos de amigos, percebo que a quantidade de golpes entre colecionadores está cada vez maior. Muitos casos por simples falta de comunicação e outra parte por falta de caráter.
Pensando em ajudar os colecionadores, desenvolvemos algumas dicas que podem ajudá-lo e reduzir o risco de prejuízo nas negociações feitas pela internet.
A maioria dos problemas acontecem nas trocas, onde ambas as partes possuem a mesma desconfiança com a outra parte e a negociação acaba evoluindo para lado errado.

Como reduzir riscos nos casos de troca?

1º – Não faça troca com desconhecidos. Procure negociar com usuários populares nos grupos e sites. Busque referências, não faça nada na empolgação e na dúvida não faça a negociação.

2º – Evite pessoas com perfis duvidosos no facebook. Dê preferência a aqueles que informam a empresa onde trabalham, que possuem parentes no facebook e relações que você pode entrar em contato em caso de qualquer mal entendido.

3º – Sempre solicite nome completo, CPF, telefone residencial, celular e telefone comercial. Ligue para os números informados, converse com a pessoa e crie a relação extra internet, isso ajuda bastante. Seja amigo de quem está comprando ou trocando.
Caso a parte se recuse a forneceder os dados, lembre-se do ditado: “quem não deve não teme”.Informe que é por questões de segurança e que você também fornecerá seus dados. Desta forma, ambas as partes podem procurar seus direitos em caso de desacordo.
Quando vc faz uma transação bancária DOC ou TED, é necessário o CPF do titular da conta, então, não há problema em informar, uma vez que você se certificou que se trata de uma pessoa séria com históricos de negociações de sucesso.

4º – Estabeleça datas, prazos e monitore. Converse com a parte durante o processo de envio e recebimento e nunca deixe de cumprir o que prometeu. As vezes uma falha simples de comunicação pode ser interpretada errada e gerar um desastre. Nem todos possuem habilidade na internet, então, quando detectar que o usuário não fica muito tempo online, use o telefone cumprindo e exigindo o que foi acordado de forma educada.
Evite o “quem envia primeiro”. Parte do principio que ambos possuem boa fé, pois você já fez o filtro básico. Basta marcar a data do envio e cumprir o prometido exigindo o mesmo de forma cordial e educada.

Como reduzir riscos nos casos de compra pelo Mercado Livre, Ebay e afins?

1º – Verifique o tempo que o vendedor está cadastrado, quantidade de negociações e principalmente a reputação.

2º – Procure pagar via Mercado Pago, desta forma o valor fica retido e o vendedor recebe somente após você receber o procuro e qualificar positivamente. Nestes casos a chance de prejuizo é quase zero.

3º – Leia bem os anúncios, verifique no detalhe as especificações do produto, as fotos e se realmente é o que você procura.

4º – Sempre leia as perguntas e respostas do vendedor, verifique quanto tempo ele demora pra responder e a forma que se comunica com seus clientes.

5º – Use a modalidade Mercado Envios, o frete é muito mais barato e rápido que os modos convencionais.

6º – Ao comprar pelo Ebay, verifique se o vendedor envia para o Brasil, pois muitos não negociam com brasileiros, principalmente americanos.

Evite se precipitar em caso de falta de retorno por e-mail/facebok. As vezes o vendedor pode estar passando por um problema real, então, antes de difamar nas rede sociais, busque os canais indicados para contato (telefone).
Se o vendedor ou pessoa que vc trocou sumir, deletando seus perfis, telefones sempre desligados, ai sim você foi enganado. Neste caso tendo em sua posse os dados da pessoa, você pode procurar o juizado de pequenas causas e fazer um BO policial.

Boas negociações e lembre-se, faça amizades, conheça os colecionadores, assim vc tem um círculo de confiança e não cai na mão de golpistas.

Nossa page está disponível para você qualificar sua rede de contatos e ajudar aos demais colecionadores a fazerem bons negócios!

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *