seg. maio 25th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Nerdstark Entrevista: Diego Ventapane (OS BONEQUINHOS)

7 min read

Estamos criando este espaço para entrevistar pessoas ilustres que se destacam na internet e se dedicam a projetos que merecem ser compartilhados.

Nosso primeiro convidado é o Diego Ventapane, fundador do site OS BONEQUINHOS, que nos chamou muito a atenção pela criatividade em fotografar seus Action Figures de forma muito divertida, mostrando a integração dos personagens, recriando cenas dos filmes/quadrinhos ou mostrando os heróis no cotidiano do dia a dia.

Quem é OS BONEQUINHOS?

Meu nome é Diego Ventapane, sou formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes – RJ e faço pós graduação em Gestão, Design e Marketing na mesma instituição. A faculdade de design me deu um olhar mais artístico da vida com as aulas de história da arte e fotografia e tento aplicar isso em minhas fotos.

O projeto existe desde 7 de Dezembro de 2013, foi a data da primeira postagem.

Quando comecei a colecionar (em março de 2013), fazia fotos por diversão mesmo, sem nenhuma pretensão e postava no meu perfil pessoal no instagram, até que um dia eu resolvi criar uma conta só para as fotos, já que muitas pessoas de fora estavam me seguindo e eu não queria isso. Foi então que resolvi criar uma conta só pra postar minhas fotos e sem pensar muito dei o nome de “Os Bonequinhos” em alusão ao preconceito que todo colecionador sofre, “mas você, um homem grande desse, brinca de bonequinhos?” e o nome pegou rapidamente. Foi questão de tempo para criar a página no Facebook que teve um crescimento relativamente rápido.

O público que procuro alcançar não tem uma meta específica, a maioria são de jovens entre 18 e 24 anos pelas estatísticas do Facebook, mas não faço distinção, tento fazer com que as fotos sejam entendidas por qualquer pessoa.

Como surgem as ideias para as fotos/vídeos? São preparados com antecedência ou é tudo montado no improviso?

No início eu fazia bem no improviso mesmo, estava no maior gás, já que estava de férias e tinha tempo ocioso, postava pelo menos umas 3 fotos por dia todo dia. Eu procurava sempre fotos inusitadas, com teor humorístico e algumas releituras de cenas ou filmes famosos.

Hoje eu elaboro mais as fotos, monto cenários, fico pensando numa cena por dias até conseguir executar, mas tento manter uma constância de postagens pra não abandonar o público que curte o projeto.

Os vídeos dependem muito, os reviews tradicionais são rápidos, monto o cenário, pego o boneco e vou falando. Do início até a finalização e postagem levo umas 3 ou 4 horas.

Os vlogs levam um pouco mais de tempo porque tem que preparar roteiro pra não sair falando ao vento. Levo em média umas 6 horas pra criar um vlog.

Agora, os stop motions são os mais trabalhosos, chego a levar 15 dias pra criar um porque uso 12 quadros por segundo, ou seja, mexe no boneco captura, mexe no boneco captura, isso por 12 vezes pra cada segundo de vídeo. Depois tem a edição e pós-produção pra inserção de efeitos, legendas, etc.

É necessário conhecimentos avançados em fotografia para se aventurar neste universo?

Não muito, precisa mais de criatividade do que equipamento. No início, minhas fotos eram feitas com celular sem nenhum cenário ou iluminação, usava luz ambiente; hoje tenho uma câmera melhor e montei um mini estúdio em casa, mas não perdi o foco que é buscar a criatividade.

Óbvio que se você conhecer de enquadramento, iluminação, fotografia, etc. Suas fotos terão mais qualidade no visual, se isso for aliado ao inusitado, melhor ainda.

Fale um pouco sobre o colecionismo no Brasil. No seu ponto de vista como é ser colecionador aqui?

É tenso! Cada dia que passa tem sido mais difícil com os altos impostos de importação e má fé de alguns comerciantes brasileiros. No início eu importava muito, hoje tem sido complicado porque quase tudo está sendo taxado com valores absurdos, sem contar a destreza sem tamanho dos correios que jogam futebol com nossas encomendas.

Acho que o brasileiro de um modo geral se conforma muito com os preços abusivos dos itens de consumo e o mercado de colecionáveis é muito volátil, itens que lançam com preços acessíveis, em duas semanas podem estar valendo 3 vezes mais, por ser limitado, por vender muito rápido ou porque tem gente que paga preços absurdos pra ter uma figura. Se as pessoas boicotassem este tipo de mercado predatório que há no colecionismo, tenho certeza que o quadro melhoraria um pouco.

Ainda assim, acho que vale a pena ser colecionador, porque um hobby como esse é pura felicidade e nostalgia, eu curto muito colecionar e isso me trás muita satisfação.

Sofre ou já sofreu preconceito por ser colecionador de “bonequinhos”?

Bem, meu círculo de convivência entende este hobby, nunca sofri nenhum tipo de preconceito descarado, mas sempre tem algum desavisado que chega à minha casa e fica espantado, mas quando olham que eu levo a sério, entendem e até se divertem com as fotos.

Minha esposa é cabeleireira e tem algumas amigas dela que vem na minha casa fazer o cabelo, quando veem acham estranho, mas eu acho que é recalque porque ela tem um marido lindo e bem resolvido com sua criança interior, hahaha.

Você tem alguma fonte de inspiração para este projeto?

A minha maior inspiração no início foi o Virgin Spider, pra mim é o melhor brasileiro quando se trata de fotografia de bonecos. As composições e ideias são super criativas e bem acabadas. Hoje já conheço muita gente que faz e posso listar alguns outros que considero fonte de inspiração.

The One Cam, Paul Mercado, Pinoy Toy Geek e Santlov

Dos trabalhos que vc fez, qual foi o mais difícil e qual a galera mais curtiu?

Bem, de foto, tem duas que tiveram uma ótima repercurssão.

Essa da Serena revivendo a cena do forninho e a do Dia do Gamer:

01

02

Já o vídeo mais visto no meu canal é o Stop Motion Revie do Goku da SH Figuarts

E o post mais lido no site é http://osbonequinhos.com.br/5-erros-que-todo-colecionador-comete/

Qual é a figura mais estimada da coleção?

Que pergunta difícil! Tenho muitos que eu amo, mas creio que a do Megaman X seria o meu xodó, não só pela figura, mas por ser um grande fã do personagem.

Seus videos são muito legais, a vinheta de abertura é muito bacana e seu logotipo e cores foram muito bem projetados. Fale um pouco sobre o processo de criação.

O símbolo é um boneco modular, ou seja, usei blocos como se fosse um boneco montado com peças de lego, não usei os pinos de encaixe pra não poluir e pra não ter problemas com patente, pois a lego tem essa forma dos seus blocos patenteada.

As cores laranja, verde e roxo são pra dar um tom de alegria, como se fosse um desses programas infantis. Escolhi elas porque são cores vivas que remetem a brinquedos e também passam a ideia de diversidade, já que existem milhões de linhas de colecionáveis.

Espaço livre, comente o que quiser 😉

Não sei se isso seria interessante dizer, mas a culpada por eu ser colecionador é a minha esposa que me deu de presente meus dois primeiros bonecos, um Robin e um Arqueiro Vermelho do desenho Justiça Jovem, são da linha DC Universe. Eu sou um grande fã desse desenho, uma das melhores produções da DC dos últimos tempos, pena que acabou. Ela percebeu isso e viu que eu tava olhando os action figures deles dois, aí foi lá e me deu de aniversário. Não sei se sem esse incentivo eu começaria minha coleção.

Deixe um recado para os nossos e os seus seguidores:

Tem um ditado que diz: “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

Se não fossem os seguidores da página e não teria nada disso, não faria sentido ficar postando fotos pra ninguém ver. Hoje eu consigo fazer algum merchan na página e ganho alguns bonecos, isso tudo eu consigo graças a galera que curte meu trabalho e compartilha com os amigos . Só tenho a agradecer a essa galera, vocês são foda!

928020_274538639403069_1792248271_n[1]10610969_395574440597911_1126192804_n[1]

SIGA OS BONEQUINHOS!

Website: http://www.osbonequinhos.com.br

Página do Facebook: https://www.facebook.com/osbonequinhos

Instagram: http://instagram.com/osbonequinhos

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCAmB_1jWtO35ALw7xoiTOlg

 

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

2 thoughts on “Nerdstark Entrevista: Diego Ventapane (OS BONEQUINHOS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *