ter. ago 4th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

FANTASPOA E DARKFLIX FECHAM PARCERIA INÉDITA PARA EDIÇÃO ONLINE DA 16º DIÇÃO DO FESTIVAL

4 min read

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anuncia que sua décima sexta edição será realizada de forma totalmente online e gratuita, em parceria inédita com a Darkflix, serviço brasileiro de streaming de vídeos voltado a produções de gênero fantástico.

Originalmente programada para ocorrer em maio, a edição de número 16 do festival havia sido postergada, devido à pandemia do covid-19, para o segundo trimestre deste ano. Com o agravamento dos casos de contaminação e óbitos no Brasil, a organização do evento optou por migrar sua realização para o ambiente virtual.

Agendada para o período de 24 de julho à 2 de agosto de 2020, a décima sexta edição do Fantaspoa tornará a Darkflix palco de diversas premières latino-americanas: a programação contará com mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países – cada título disponível para até 5.000 visualizações. Também, serão promovidas lives com conversas com cineastas, palestras e masterclasses. Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia.

Abertura, encerramento e homenageados

A abertura do 16º Fantaspoa terá a exibição do norte-americano “Pornô”, que conta a história de um grupo de empregados de um cinema que encontra um misterioso rolo de filme escondido e acaba libertando um demônio sexual. Uma divertida mescla de humor e horror, o primeiro longa-metragem do diretor Keola Racela terá sua première latino-americana no Fantaspoa, após ser exibido em festivais prestigiados, como South by Southwest, Fantasia, Sitges e FrightFest.

O encerramento da edição ficará por conta de duas produções que carregam a assinatura do Fantaspoa na produção: “Skull, a Máscara de Anhangá” e “Antologia da Pandemia”, ambos exibidos recentemente em première mundial no festival de Chattanooga, nos Estados Unidos. Aguardado segundo longa-metragem dirigido por Armando Fonseca e Kapel Furman (cineastas e apresentadores do reality show Cinelab), que retrata a vingança de um serial killer sobrenatural baseado na mitologia pré-colombiana na metrópole de São Paulo, “Skull” foi incensado por público e crítica em sua estreia. Também elogiadíssimo, “Antologia da Pandemia”, por sua vez, reúne 13 histórias sobre a pandemia do covid-19 filmadas totalmente na quarentena, registrando um surpreendente retrato deste momento único que estamos vivenciando.

Os grandes homenageados desta edição do Fantaspoa serão o cineasta ugandense Isaac Godfrey Geoffrey Nabwana, conhecido como IGG Nabwana, e seu estúdio Wakaliwood. Apaixonado por cinema, IGG aprendeu a filmar assistindo a tutoriais na internet e, nos últimos 15 anos, assinou a direção de aproximadamente 50 longas-metragens de ação. Todas as suas produções são realizadas de forma artesanal na favela onde vive na Uganda, com orçamentos mínimos, equipes reduzidas e vigorosa carga de criatividade. Aclamado internacionalmente, Nabwana é considerado um artista único. Além de imprimir em suas obras sua inconfundível assinatura autoral, ele se notabilizou por ter conseguido viabilizar seu próprio estúdio de cinema – gerando empregos e formando plateias – num local com nenhuma tradição audiovisual. Assim, contornando dificuldades que, à maioria das pessoas, impediriam qualquer tentativa de criação artística, IGG projeta a imagem que tem de seu país internacionalmente, reforçando ainda mais sua importância para a cultura local; e mostra ao mundo o poder da arte como força transformadora da sociedade. No Fantaspoa, o público terá a oportunidade de assistir a “Crazy World”, dirigido por Nabwana e ovacionado no Festival de Cinema de Toronto em 2019.

O FANTASPOA – Festival do Cinema Fantástico de Porto Alegre, o maior festival do gênero da América Latina, chega à sua 16ª. edição e em virtude dos transtornos causados pelo Covid-19, este ano será realizado no formato online dentro da plataforma DARKFLIX. Quase 60 produções do mundo todo estão inscritas e ficarão disponíveis na DARKFLIX entre os dias 22 de julho e 02 de agosto. O acesso é gratuito, bastando para isso cadastrar-se na DARKFLIX e acessar o link do FANTASPOA no aplicativo.


DARKFLIX é um serviço de streaming de filmes e séries dos gêneros terror, ficção-científica e fantasia. Baixe o aplicativo DARKFLIX no seu celular ou tablet diretamente de sua loja de aplicativos ou acesse pelo site www.darkflix.com.br. Para ter acesso ao conteúdo pago basta assinar o serviço por R$ 9,90/mês, ele pode ser pago através de cartões de crédito, boletos bancários ou transferência bancária. A DARKFLIX está integrada ao Google Chromecast e outros serviços de casting similares.

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *