dom. set 27th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Hollywood – Falta de criatividade ou comodismo?

2 min read

Com a onde de remakes, reboots, muito se debate sobre a falta de criatividade em Hollywood. Para entender um pouco melhor, vamos voltar no tempo e entender como era o cinema quando apresentado ao público em meados da década de 20.

Na ocasião o cinema era mudo, não possuia cores e os rolos eram movidos a manivela de forma que sequencia de imagens gerassem movimento. Com estas limitações as produções do cinema mudo criaram uma linguagem própria de forma que os gestos e expressões conduzissem a trama juntamente com uma trilha sonora reproduzida paralelamente.

O movimento cinematográfico ganhou muita força na Europa e após a 1º guerra as produções passaram a ser produzidas nos Estados Unidos onde criaram em Hollywood os primeiros estúdios.

Movendo a linha do tempo para os dias de hoje, olhamos pra trás e percebemos que o cinema criou várias vertentes e modo de se fazer. Já tivemos praticamente um “boom” em todos os gêneros e as vezes parece que não há mais nada a ser feito. Tudo que surge parece uma cópia ou reaproveitamento de algo anterior.

Nos dias de hoje a tecnologia e os efeitos visuais lideram comercialmente as grandes produções, com isso, vemos muitos filmes serem criados exatamente para justificar o uso da tecnologia, e não usar a tecnologia como ferramenta para contar uma estória.

Será que realmente passamos por uma crise de criatividade entre os idealidadores/roteiristas ou apenas se acomodaram com a forma atual de se fazer cinema e ganhar dinheiro?

Será que assim como no cinema mudo que estava limitado a falta de tecnologia, hoje não estamos limitados ao uso exagerado dela?

Não questiono a beleza e a qualidade dos blockbusters, afinal, sou fã de carteirinha de todos os filmes de super heróis e ficção científica feitos até hoje, mas, sinto que falta alguma coisa. Não quer dizer que não se façam mais filmes bons, eles ainda são feitos e muitos blockbusters são bons.

O foco da reflexão aqui é dissertar sobre quais os próximos passos do cinema?

O que vai nos fazer brilhar os olhos de entusiamo?

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *