qui. ago 6th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Infográfico: Entenda os direitos dos personagens da Marvel

3 min read

Muitos fãs questionam os motivos pelo qual não podemos ver alguns personagens da Marvel no mesmo filme, como um encontro dos X-Men com os Vingadores ou um novo filme solo do Hulk. Tudo acontece porque a Marvel diante de uma crise resolveu vender os direitos dos personagens para o cinema e TV.

Na década de 90 apesar de muitos quadrinhos estarem em alta, a Marvel enfrentou uma grande crise financeira. A subsidiária que produzia filmes e series, a extinta Marvel Films, vendeu os direitos dos seus personagens para capitalizar-se e enfrentar as dificuldades financeiras, porém, continuou com os direitos para os quadrinhos, com isso, começamos a ver filmes da Marvel serem produzidos e distribuídos por outros estúdios. A primeira adaptação foi em 1998 quando a New Line Cinema adaptou Blade e popularizou o personagem e foi um dos pioneiros da nova onda de filme de caçadores de vampiros. O filme foi um sucesso e arrecadou 131 milhões com um orçamento de 45 milhões, uma marca excelente para um filme de super herói que não era tão popular quanto o Homem Aranha ou o Capitão América.

Logo tivemos a venda do Homem Aranha para a Sony e o estouro dos X-Men, porém, a revolução surgiu quando Sam Raimi adaptou o Homem Aranha para o cinema e bateu recordes de público e bilheteria, foram arrecadados 821 milhões!

Provavelmente a Marvel se arrependeu amargamente de não ousar e produzir os filmes antes, talvez pela falta de capital, falta de planejamento ou falta de visão de mercado. Em um beco sem saída, a própria Marvel é colocada a vendida para a gigante e bilionária Disney, que aos poucos começou a recuperar os direitos dos personagens, criando a divisão Marvel Studios e preparar terreno para o MCU(Marvel Cinematic Universe) que tanto admiramos.

Alguns personagens ainda não estão em poder da Marvel Studios, muitos acordos estão sendo feitos, alguns estúdios viram que ainda podem fazer fortunas com os personagens e criou-se esta ZONA.

Abaixo criamos um infográfico mostrando cada estúdio e quais personagens possuem os direitos. Alguns estão em acordos, com a imagem dividida, o que é o caso do Hulk, que pode aparecer em qualquer filme da Marvel, mas não pode ter um filme solo produzido pelo estúdio. Outro caso são os irmãos Mercúrio e Feiticeira Escarlate, em comum acordo podem estar em Vingadores e X-men, porém, com atores diferentes.

No caso do Hulk, consideramos que ele está no MCU, apesar da Marvel Studios ainda não conseguir produzir filmes solo, atualmente o Hulk está mais presente no MCU do que na Universal.

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

Obs.: O único que pode aparecer em qualquer filme é o mito Stan Lee, HaHaHaHaHaHaHaHa

O post será constantemente atualizado.

[userpro template=view user=nerdstark max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

3 thoughts on “Infográfico: Entenda os direitos dos personagens da Marvel

  1. O Hulk entra numa categoria especial pq a Marvel pode usar ele nos Avengers,mas, num pode fazer filme solo dele sem ser distribuido pela Universal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *