qui. maio 28th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Do que é feito o Escudo do Capitão América?

3 min read

Neste artigo vamos tentar desvendar todos os mistérios por trás do escudo do Capitão América, suas contradições e suas teorias, para isso, vamos relembrar um pouco a história do herói.

Capitão América foi criado na década de 40 num período que o mundo ardia na segunda guerra mundial. O recruta fracote Steve Rogers sonhava em fazer parte do exército americano, mas, era recusado por causa dos seus problemas de saúde e porte físico incompatível com o padrão dos soldados. Disposto a fazer qualquer coisa para entrar no exército, Steve aceita participar de um experimento onde através de um soro passa a ter força sobre humana, reflexos sobre humanos, vigor físico sobre humano, longevidade e transforma-se no supersoldado conhecido como Capitão América, sendo também chamado de Sentinela da Liberdade.

Seu uniforme através das cores personificam o espírito do patriotismo americano. Sua estreia foi na clássica Captain America Comics #1, lançada em março de 1941, onde na capa Capitão América é ilustrado dando um soco na cara do Hitler.

4bc47abf542ee[1]Os planos do governo era criar um exército de super soldados. Rogers foi usado como cobaia por ser disciplinado, ter as qualidades éticas e patriotismo necessário para confiar-lhe a responsabilidade. Na equipe que desenvolveu o soro havia um agente duplo, e este agente matou o cientista responsável pelo experimento, então, Steve Rogers se torna único.

O escudo original foi feito pelo Dr. Myron MacLain a partir de uma liga metálica rara chamada Vibranium juntamente mesclada com outro metal(que futuramente virá a se chamar Adamantium ou vibranium-adamantium). O material seria usado para fins militares para revestimento nos tanques de guerra e até armaduras, porém, a fusão dos metais não deu certo, somente na construção do escudo.

Esta liga metálica de origem alienígena só é encontrada na República de Wakanda, país de origem do Pantera Negra.

É Vibranium ou Adamantium?

Na história clássica o escudo é feito de Vibranium misturado com metal, somente uma década depois, é mencionado o Adamantium, no período pós hibernação de Steve Rogers, então ficou oficialmente conhecido como liga vibranium-adamantium.

Outra característica curiosa e controversa é a forma como Capitão América dispara seu escudo contra os inimigos, de forma que neutralize vários inimigos em sequência e depois retornando para Steve como um bumerangue. Algumas teorias afirmam que isso é fruto das habilidades aprimoradas do Capitão e que ele pré calcula os movimentos do escudo, outras dizem que o Vibranium é capaz de gerar tal movimento.

O escudo era considerado indestrutível, mas em algumas vezes se quebrou e nunca foi explicado como voltou ao normal nas edições posteriores. Podemos citar o duelo do Capitão América com o Thor, algumas batalhas cósmicas tendo como destaque o duelo com o Thanos.

Abaixo algumas imagens dos duelos:

Atualmente o escudo recebeu um “upgrade” Asgardiano, agora faz parte da composição do escudo um material chamado Uru, que dará muito mais proteção contra ataques cósmicos.

reconstrucaoescudocapE no cinema?

No cinema devido as questões de direitos dos personagens, o material Adamantium está com a Fox, que usa para compor as garras do Wolverine, enquanto na Marvel Studios o escudo é feito de vibranium. Possivelmente veremos este lendário escudo ser quebrado no cinema, a saga dos Vingadores está indo para um caminho que levará a Thanos e quem sabe outras ameaças cósmicas, inclusive um vislumbre disso é visto em uma visão de Tony Stark em Avengers 2.

No filme Avengers o escudo é golpeado pelo Thor e resistiu, nos quadrinhos, quando isso aconteceu o martelo do Thor estava mais poderoso, pois tinha a força de Odin.

Já em Avengers 2 podemos ver mais uma evolução no escudo, onde ele ganha uma espécie de magnetismo ao encaixar no pulso e nas costas do Capitão América.

Como não domino completamente e estou um pouco desatualizado sobre os quadrinhos mais recentes, caso você tenha alguma curiosidade não mencionada aqui, envie pra gente que será um prazer atualizar o post com a sua contribuição.

 

chris_evans_70103[1]

 

 

 

 

 

[userpro template=view user=nerdstark max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *