sex. set 25th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

O Oscar pode ser considerado idôneo?

3 min read

Já faz alguns anos que a academia vem sendo questionada em suas escolhas, tanto de indicados quanto de vencedores. 2016 talvez seja o ano em que a academia tenha mais sido criticada por suas escolhas.

Tivemos finalmente o Oscar de Leonardo DiCaprio, que talvez tenha sido escolhido muito mais por uma pressão popular do que por critério da própria academia, afinal apesar da excelente atuação em O Regresso há anos tivemos excelentes atuações dele incluindo a sua mais aclamada em Django Livre.

Mas fazendo justiça a DiCaprio a própria academia cometeu uma injustiça talvez ainda maior com o ator Michael B. Jordan pela sua única atuação em Creed: Nascido para Lutar, filme o qual sofreu diversas injustiças como a não indicação do diretor Ryan Coogler ou a não indicação do próprio filme como melhor do ano, tivemos a indicação de Sylvester Stallone, mas isso infelizmente não lhe garantiu o merecido premio, em vez disso temos na lista de indicados Mad Max: Estrada da Fúria, indicado também a Melhor Filme, um filme confuso instável, apesar de uma excelente fotografia e divertir o publico, mas não impacta e não fica na memória das pessoas o suficiente para merecer tais indicações.

Falando um pouco mais profundamente, Mad Max: Estrada da Fúria acabou levando 6 prêmios, incluindo o mais absurdo o de melhor montagem. Veja a lista completa aqui. Voltando a Mad Max, um filme tão confuso tão fora de eixo que o espectador não entende em que tempo cronológico ele se passa em relação aos outros filmes ou quem é exatamente o protagonista da história. Será mesmo que os outros quatro indicados não mereciam mais esse premio em especifico como Spotight que ganhou de melhor filme ou O Regresso que ganhou melhor direção.

Não estamos desmerecendo Mad Max como filme, mas apenas ressaltando que é um bom filme de ação e não um filme com a profundidade necessária para estar entre os melhores filmes do ano, seu primeiro filme Mad Max de 1979 havia muito mais profundidade em seus personagens e uma história muito mais complexa sobre uma sociedade em colapso a beira do Apocalipse e mesmo assim ele não teve nenhuma menção nas grandes premiações.

Isso nos leva a pensar na idoneidade da academia ou na capacidade de julgamento de seus membros, que ano após anos vem cometendo injustiças e premiando filmes que no mínimo são questionáveis como a famosa sempre que têm animações da Disney os outros concorrentes não terão chances.

Já passou da hora da academia, seus membros, os concorrente e principalmente nós espectadores revermos conceitos e parar para analisar o que realmente importa, pois uma academia elitista e que aparentemente só vem premiando os seus não tem a capacidade de julgar o que realmente é bom e como a força do publico conseguiu dar o premio a DiCaprio, podemos agora ter a certeza que temos força para mudar muito mais dentro da academia que premia o que nós assistimos e o que nós consumimos.

Essa é a nossa reflexão sobre uma noite que infelizmente nos trouxe mais tristezas do que alegrias.

[userpro template=view user=charlieborba max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *