ter. set 29th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

O que esperamos do Oscar 2017

4 min read

A cerimônia do Oscar 2017 está chegando e as expectativas são grandes. A premiação que celebra o melhor do cinema está em sua 89ª edição e podemos dizer que é uma das mais importantes devido o momento histórico que os Estados Unidos e o mundo tem vivido. Em dias nos quais Hollywood tem se posicionado ferozmente contra o atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, por seu discurso de ódio e preconceito, esperasse muitas alfinetadas e discursos semelhantes ao feito por Meryl Streep no Globo de Ouro.

As nomeações deste ano revelam uma Academia bastante diferente da edição passada quando a polêmica #OscarSoWhite e o boicote liderado por Will Smith questionaram a falta de diversidade racial nas categorias. E parece que Hollywood entendeu o recado. As categorias trazem produções que expõem a temática negra, muitas das quais baseadas em histórias reais.

Colocando essa questão racial de lado, a premiação nos oferece um banquete farto de bons filmes e performances memoráveis. E aqui estão nossas apostas para as principais categorias.

Melhor Filme

Com nove filmes indicados, a categoria de Melhor Filme passa pelo tradicional drama, à comédia musical e à ficção científica.

Desde sua bela fotografia e idealismo denotados no primeiro arco da história ao visceral realismo exposto nas cenas de guerra, o filme Até o Último Homem, baseado em fatos, arrebata o espectador e o amarra sentimentalmente ao personagem principal, apresentando uma possibilidade de ganhar maior do que outros colegas de categoria. Esse também é o caso de Manchester à Beira-Mar e Moonlight: Sob a Luz do Luar, ambos muito bem escritos, dirigidos e com atuações impecáveis.

Mas o grande favorito é La La Land: Cantando Estações. filme que traz a nostalgia dos grandes musicais. Além de seu conceito visual muito bem planejado, suas grandes cenas sem cortes e direção muito eficiente, ele ainda conta com uma grande vantagem: a exaltação da indústria cinematográfica, algo que a Academia adora. Por isso, La La Land: Cantando Estações é nossa aposta para Melhor Filme.

Melhor Diretor

A categoria de Melhor Diretor é uma das mais complicadas, pois temos trabalhos excepcionais desempenhado pelos 5 indicados. Denis Villeneuve é grande destaque por A Chegada, considerada uma obra-prima da ficção científica, tal como 2001: Um Odisseia no Espaço Contudo quem deve levar o prêmio é Damien Chazelle por La La Land: Cantando Estações. As cenas são lindamente filmadas com sua estética artificial que conversa muito bem com a proposta do filme. Ele imprime sua assinatura musical que já conhecemos anteriormente em Whiplash (2014), só que dessa vez muito maior.

Melhor Ator

Na categoria de Melhor Ator podemos dar destaque para dois atores: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar) e Denzel Washington (Um Limite Entre Nós). Um interpreta o quieto zelador amargurado pelo seu passado que se vê como o guardião legal de seu sobrinho após a morte de seu irmão; o outro é um pai de família que teve que abandonar o sonho de ser um jogador de beisebol famoso e tem que lidar com seu relacionamento complicado com seu filho, esposa e amigos.  Casey entra em um estado introspectivo, até depressivo, que transmite a mudança causada pelos eventos trágicos vividos pelo personagem. Denzel é familiar ao seu personagem, pois já viveu ele no teatro, e conhece cada nuança dele. Duas grandes performances, mas quem deve levar o prêmio para casa é Casey Affleck.

Melhor Atriz

Emma Stone é a grande favorita para levar o prêmio de Melhor Atriz por sua impecável atuação em La La Land: Cantando Estações. A atriz tem estampada em si a figura da mocinha sonhadora e adorável, tornando o papel perfeito para ela. Seja cantando, no seu timing para comédia ou na entrega de diálogos dramáticos, Emma exprime verdade em sua interpretação.

Melhor Ator Coadjuvante

Apesar de serem coadjuvantes, alguns dos indicados roubaram a cena, como é o caso de Lucas Hedges (Manchester à Beira-Mar) e Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar). Lucas serve de guia para o telespectador compreender quem é o personagem de Casey Affleck, ajudando a dar ritmo para história. Mas Mahershala Ali deve ganhar nessa categoria. Sua atuação é forte e ao mesmo tempo sensível, transmitindo a dureza das ruas e o cuidado ao lidar com o personagem principal.

Melhor Atriz Coadjuvante

O prêmio deve ficar entre Viola Davis (Um Limite entre Nós) e Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar). Mesmo com pouco tempo de tela, Michelle nos dá uma performance muito real e honesta, nos fazendo acreditar em cada palavra de diálogo que saem de sua boca. O caso de Viola é o mesmo de Denzel Washington: ela conhece a personagem, o que ela sente, e nos entrega algo muito bonito.

Com apresentação de Jimmy Kimmel, a cerimônia de entrega do Oscar acontecerá neste domingo, 26, e será transmitida no Brasil pelo canal TNT a partir das 23:30.

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *