qui. maio 28th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Os efeitos práticos estão de volta com tudo

2 min read

Na virada do milênio com o avanço da Computação Gráfica (CGI) o cinema foi tomado por essa tecnologia tornando-se umas das maiores revoluções para a sétima arte, porem, ao passar dos anos essa tecnologia começou a se tornar datada, o que era uma revolução visual hoje não encanta mais, filmes como Matrix e Superman o Retorno passam uma sensação de extrema artificialidade.

No ano de 2015 podemos vislumbrar a volta dos efeitos práticos como em Mad Max: A Estrada da Fúria e Star Wars: O Despertar da Força, onde confrontado com filmes como No Coração do Mar se tornam imbatíveis em termos de efeitos, por ter um impacto visual mais realista e dinâmico, principalmente com a evolução dos animatronics.

Star Wars O Despertar da Força
Star Wars O Despertar da Força

Terminamos o primeiro trimestre do ano com a estreia de Batman VS Superman: A Origem da Justiça, onde o grande uso do chamado CGI futuramente deixará o filme datado e artificial, sim é necessário o uso da tecnologia para varias cenas, mas em outras completamente desnecessárias como as cenas do Batmóvel que deixou em alguns momentos o carro artificial e fora de proporção em relação à ação da cena.

Já que falamos de Batman VS Superman, uma pequena comparação que fará toda a diferença no futuro, a Trilogia de Christopher Nolan onde a maior parte de suas cenas são de efeitos práticos como a capotagem do caminhão em Cavaleiro das Trevas ou a cenas de abertura de Cavaleiro das Trevas Ressurge, aliás, uma das cenas mais trabalhosas de todos os tempos no cinema.

Um dos motivos da volta dos efeitos pratico se deve também a banalização do CGI como no frustrante X-Men Origens: Wolverine onde até mesmo as garras do personagem era em computação gráfica, algo que chegou a ser ridicularizado em diversas vezes.

X-Men Origens Wolverine
X-Men Origens Wolverine

Esperamos que essa volta dos efeitos práticos seja algo permanente e que possamos re-assistir esses filmes daqui há vinte anos com o mesmo encanto a qual estamos assistindo hoje e Hollywood aprenda que o caminho mais fácil nem sempre é o melhor.

[userpro template=view user=charlieborba max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *