sex. jul 3rd, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Os impactos de Star Wars ao longo das gerações

3 min read

“Houve um despertar. Você sentiu? O lado negro… e a luz!”

Foi com esta frase que que Star Wars VII foi oficialmente apresentado a uma 3º geração no Teaser apresentado mundialmente. Na década de 70 George Lucas foi chamado de louco, aventureiro e poucos levaram a sério aquele audacioso projeto que ia em desencontro das tendências de uma Hollywood melancólica e um país em guerra.

Todos lembram aonde estavam e o que sentiram quando assistiram Star Wars pela primeira vez.

A luta do bem contra o mal em uma galáxia muito distante, as inseguranças de uma geração depositadas no carismático e ingênuo protagonista.

Ao traduzir para o mundo real, remetia ao jovem fazendeiro que tinha o dever de alistar-se no exército, lutar pelo seu povo e salvar a princesa.

Star Wars ajudou a formar caráter, ensinou valores, transformou uma geração em sonhadores e apaixonados. Já tínhamos Jornada nas Estrelas, que era mais direcionado a um público adulto. Com Star Wars as pessoas passaram a gostar de ficção científica, as crianças queriam ser Luke Skywalker ou Han Solo. Todos empunhavam seus sabres de madeira, brincavam com seus bonecos dos personagens favoritos e colecionavam as figurinhas da saga.

Hoje vivemos em um mundo muito diferente, onde nada é mais novidade, quase nada é inovador. Temos tantas ofertas de entretenimento que mal conseguimos acompanhar. Talvez por esgotamento dos temas ou a falta de criatividade fizeram uma onda de remakes tentar introduzir todos os sucessos do passado nos dias atuais. Poucos tiveram êxito.
Os filmes de super heróis são um caso a parte, mas isso vai ser assunto para outra matéria.

Hoje não temos mais os jovens fazendeiros com as mesmas inseguranças. Hoje os problemas são outros, as ameaças são outras.

Hoje não temos mais a imagem do “professor“, o sábio que nos guia e nos coloca no caminho do conhecimento. Hoje temos a internet e os games…
Hoje o inimigo não é muito bem declarado como antes, os valores não estão estão completamente definidos na sociedade, e por alguns momentos conseguimos entender as motivações dos vilões, seja na vida real, ou nos filmes atuais. Como exemplo citaremos o General Zod do novo Man Of Steel, que apesar de guerrilheiro, assassino e ditador, conseguimos entender que ele tinhas suas razões para ser o vilão. Temos também o aclamado protagonista Walter White da série Breaking Bad, que consegue genialmente inverter valores em prol dos interesses pessoais e ainda assim torcemos por ele!

Você acha que teremos um filme vazio? Ou veremos um Star Wars que agregará algum valor nos dias atuais como na década de 70?

Que impacto teremos na juventude atual com o novo Star Wars?

Deixe aqui seu comentário, sua opinião e vamos debater este assunto!

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *