qua. set 23rd, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Qual o papel dos super heróis nos dia de hoje?

3 min read

Este post não é uma resenha sobre Batman V Superman, é uma reflexão pessoal sobre o mundo atual.

Os super herói sempre tiveram um papel fundamental na formação do meu caráter e tenho certeza que de muitos de vocês também. Desde criança aprendi que devemos fazer o bem e combater o mal. As histórias de super heróis serviam de motivação para enfrentar uma infância difícil em tempos difíceis, e na maioria das vezes, o bem prevalecia.

Com os filmes o sentimento era o mesmo, eu amarrava uma toalha no pescoço e me transformava no Christopher Reeve voando sobre Metrópolis, ou com um cabo de vassoura eu derrotava Darth Vader para salvar a galáxia.

Os filmes de super heróis eram alegres, tinham finais felizes e aqueles momentos poderiam apagar qualquer lembrança ruim ou problema que eu precisasse enfrentar.

Quando assisti ao filme Man of Steel (2016), me identifiquei muito com aquele Clark Kent confuso, injustiçado e com uma grande responsabilidade. A belíssima trilha de Hans Zimmer me fazia voltar no tempo nas frágeis notas de piano que compõe a trilha de Clark Kent. A mídia especializada criticou o filme e esta nova abordagem mais realista e sombria do personagem. Eu entendi aquele universo que mais parecia um retrato dos dias atuais, “eu entendi”, o cara de 37 anos. Será que a criança de 7 anos de hoje vai entender a mensagem que deve ser transmitida pelos super heróis?

Não tenho esta resposta.

Hoje as pessoas parecem que não se importam mais com as outras, somente na tragédia refletimos. Em Man of Steel vemos milhares de pessoas morrer na batalha entre Superman e Zod. Os prédios vão desabando e apesar de não vermos explicitamente os mortos, sabemos que foram muitos.

Se compararmos aos filmes anteriores, havia um cuidado e uma preocupação para que as mortes não aparecessem, nem no imaginário. Hoje não há mais esta preocupação, nossas crianças viram um Superman que precisou tirar uma vida para defender as pessoas. Isso foi muito criticado, mas, a culpa não é do filme. A verdade é que vivemos em um mundo doente, o que estamos presenciando é apenas o reflexo se manifestando no entretenimento.

Hoje assisti Batman V Superman – A Origem da Justiça, filme que dá sequência no universo cinematográfico da DC. Dando continuidade ao que vimos em Man of Steel, presenciamos as consequências de termos um “semideus” entre os humanos. Temos um filme pesado, denso, dramático e completamente pessimista. Bruce Wayne é um Batman cansado, frustrado e cheio de raiva, mesmo sentimento que temos ao ligar a TV nos noticiários atuais. Aquele mundo é escuro, cheio de bandidos, não há sorrisos, não há ternura.

Tanto Man os Steel como Batman V Superman são filmes cheio de simbolismos e reflexões, confesso que sai do cinema pior do que quando entrei, não estou dizendo que não gostei do filme, bem pelo contrário, o filme é épico, maravilhoso e logo teremos uma resenha detalhada. O motivo deste post é refletir sobre o mundo em estamos vivendo e como o deixamos.

Qual o papel dos super heróis nos dias de hoje?

001

Nem os nossos heróis estão aguentando o mundo em que vivemos, eles estão morrendo para nos entregar a mensagem. Quem assistiu Star Wars O Despertar da Força sabe do que estou falando e Batman V Superman comprova isso.

Gostaria de compartilhar com vocês esta reflexão, e se você ao ler até aqui estiver pior do que estava quando começou a leitura, seja bem vindo ao nosso mundo!

[userpro template=view user=nerdstark max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

1 thought on “Qual o papel dos super heróis nos dia de hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *