seg. set 28th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Resenha: 13 Reasons Why – Sem Spoilers

3 min read

Hoje tirei o dia para assistir a serie 13 Reasons Why, adaptação do livro de Jay Asher, Thirteen Reasons Why(2007). A série possui 13 episódios e está disponível no Netflix.
A obra conta o drama de Hannah Baker, estudante tímida do ensino médio que comete suicídio e deixa 13 fitas cassetes que detalham todos os motivos que levaram a jovem a tirar a própria vida. Nas fitas ela narra cada acontecimento, cada envolvido e todas as falhas de seus colegas e familiares que culminaram na tragédia.

13 REASONS WHY

A série é pesada, realista e visceral. Confesso que fazer maratona e assistir aos 13 episódios em um único dia não foi uma tarefa fácil. É impossível não se identificar com o jovem Clay Jensen, não quando você é um nerd e viveu quase as mesmas coisas no ensino médio.

Algumas mídias criticaram bastante a série por abordar os assuntos como bulling, suicídio, estupro, drogas e depressão. Alguns psiquiatras também criticaram a série e acusaram de “glamurizar” o suicídio, podendo ter o efeito contrário do que se propõe a fazer, uma vez que a protagonista é extremamente carismática e convence nas suas convicções, com isso, jovens que passam pelos mesmos problemas poderiam fazer a mesma coisa ao invés de procurar ajuda.

Cada episódio obriga o espectador a refletir sobre as nossas atitudes. Estamos em uma era onde a informação é digital e em poucos segundos uma vida pode ser arruinada com uma mensagem no celular ou um post nas redes sociais.

A missão de conduzir os desejos de Hannah está confiado nas mãos de Clay Jensen, interpretado com muita competência pelo ator Dylan Minnette. Assim como outros estudantes Jensen também é um dos responsáveis pela morte de Hannah, e a tensão aumenta a cada episódio, pois a fita que narra a sua participação é uma das últimas.

A trama se desenrola de forma inteligente, ela começa pelo fim e vai se construindo a cada episódio e aos poucos o espectador consegue sentir por todos os ângulos o que está acontecendo naquela escola.

A atriz Katherine Langford que interpreta Hannah é espetacular e você vai se emocionar.

Como esta é uma resenha sem Spoilers, irei apenas falar que tive uma série de sentimentos controversos em torno do ambiente criado nesta obra. Alerto a todos que a série é forte, tem cenas de abusos, estupro, violência e a cena que envolve o suicídio da garota é perturbadora, inclusive há um aviso antes de iniciar o episódio em que acontece, eu não consegui assistir toda a cena, tive que virar o rosto pro lado, de verdade.

13 Reasons Why não é uma série “bonitinha” com final feliz, mas é uma série que precisa ser assistida com atenção, assim como precisamos estar atentos a tudo que acontece com nossos amigos e familiares, cada um pode estar travando uma guerra silenciosa dentro de si e nem todos possuem força o suficiente para enfrentá-las.

Há espaço e pontas soltas para uma segunda temporada…

Nota: 7/10

Vale a pena assistir: Sim

Trailer

https://www.youtube.com/watch?v=nHdoAaLiU2E

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *