qui. maio 26th, 2022

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

RESENHA – ATENTADO AO HOTEL TAJ MAHAL

Mais de dez anos se passaram do Ataque ao Hotel Taj Mahal, em Mumbai, na...

Mais de dez anos se passaram do Ataque ao Hotel Taj Mahal, em Mumbai, na Índia, ocorrido no dia 26 de novembro de 2008, e agora ele ganha uma versão cinematográfica que reproduz de forma bastante impressionantes aqueles fatos que chocaram o mundo na época. “Atentado ao Hotel Taj Mahal” é uma obra que mistura ação, drama e suspense de forma equilibrada, e entrega ao espectador um filme tenso e emocionante.

O filme nos apresenta duas histórias em paralelo: a do funcionário Arjun, vivido por Dev Patel (de “Quem quer ser um milionário” e “Lion: uma jornada para casa”), que trabalha na cozinha do hotel para sustentar a família. Também conhecemos David, interpretado por Armie Hammer (de “Me chame pelo seu nome”, “Suprema” e “Agente de Uncle”), um americano casado com uma indiana, com quem tem um filho recém nascido, e que está na Índia para visitar a família da esposa. Mumbai, uma das cidades mais prósperas da Índia, acaba sendo objeto de uma série de atentados terroristas, e um dos locais atingidos é justamente o Hotel Taj Mahal. Durante as duas horas de filme, são retratados os três dias durante os quais o hotel esteve sob ataque, e vivemos momentos dramáticos junto com os hóspedes e o staff do hotel, e vemos muitos funcionários se sacrificarem para manter os demais em segurança.

A trama é bastante eficiente ao reproduzir o atentado, durante toda a exibição do filme, a sensação é de medo, pânico e impotência. O sofrimento dos personagens é bastante convincente, e algumas cenas mostram momentos desesperadores. Gosto da fotografia e do ritmo dados pelo diretor Anthony Maras, em alguns momentos a impressão que passou era que eu estava assistindo a um documentário, de tão verossímeis que eram as cenas. Por fim, a atuação dos protagonistas também merece destaque, é bom ver a evolução do Armie Hammer ao longo da carreira, e Dev Patel sempre entrega o que se espera dele.

Às vezes vamos ao cinema para relaxar e dar risada; às vezes, para ver uma história ser bem contada e sofrer com ela, principalmente em se tratando de uma obra baseada em fatos. “Atentado ao Hotel Taj Mahal” é indicado para aquelas pessoas que estão cansadas de ver um mundo de fantasia nas telonas, e estão em busca de um filme que reproduza com maestria toda a tensão e medo de uma situação cujo controle foge do alcance das vítimas. O saldo é bastante positivo e vale a pena ser conferido.

Nota: 9,0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *