seg. out 26th, 2020

Nerd Fusão

Seu guia de sobrevivência no apocalipse Nerd

Resenha: Capitão América – Guerra Civil (Com Spoilers)

7 min read

Capitão América Guerra Civil é sem dúvidas o melhor filme da Marvel, dramático na medida certa, a trama transcorre de forma natural sem exageros, sem artifícios absurdos para justificar as ações dos personagens e coloca a próxima fase do universo Marvel em um caminho sério abrindo portas para muitas outras produções.

A trama mantém a mesma temática e atmosfera de Capitão América O Soldado Invernal. A Shield não existe mais, Thor retornou para Asgard, Hulk está desaparecido, Bucky também desaparecido e Steve Rogers assume a nova equipe dos Vingadores.

O filme inicia com uma perseguição frenética na África em busca de Ossos Cruzados, vilão remanescente do filme anterior, as cenas de ação são incríveis e o filme já mostra nos primeiros minutos que será grandioso. Vemos a Viúva Negra mostrando seus golpes, O Falcão mostrando seu combate aéreo, a Feiticeira ajudando com seu poder…

Durante a sequência, por uma falha da equipe, o vilão acaba se explodindo no meio dos civis e causando um grande tragédia. (nos quadrinhos algo semelhante acontece, mas, por conta dos novos heróis atuando de forma displicente para atrair fama)

Tony Stark segue por outro caminho, mostrando uma face abatida, quase traumatizado com o as experiências anteriores, carregando a culpa pelas baixas ocasionadas nos confrontos. Para livrar-se da culpa Stark passa a envolver-se com projetos sociais e a patrocinar bolsa de estudos, e em uma de suas palestras é abordado pela mãe de um garoto com um futuro promissor que foi vítima da catástrofe em Sokovia.

A mídia arde em críticas a atuação do grupo de heróis liderado por Steve Rogers, os Vingadores reúnem-se, desta vez com a presença de Tony Stark, que demonstra muito desconforto em estar ali e senta-se bastante afastado do restante do grupo, até que surge o Secretário de Estado Thaddeus Ross(Hurt). Ross começa a apresentar uma espécie de acordo do governo com os Vingadores,  praticamente não deixando alternativa a não ser aderir ao Tratado de Sokovia, uma lei que obriga a todos os heróis se registrarem e atuarem sob o comando da ONU, sendo acionados somente quando o governo julgar necessário. De acordo com Ross, tal medida visava a segurança mundial e melhorar a popularidade dos heróis na opinião pública.

Neste momento uma carga dramática começa a ser carregada com os embates ideológicos e os membros dos Vingadores tomando posições contrárias. Tony Stark tenta convencer a todos que o melhor é a adesão ao registro, enquanto Rogers discorda totalmente.

A busca por Bucky continua, o filme tem muito a revelar sobre o passado de Bucky.

Chegando no dia da votação do projeto, as nações estão reunidas, neste momento somos apresentados ao T’Challa (Chadwick Boseman), príncipe e herdeiro de Wakanda. Em meio do evento uma grande explosão acontece e mais pessoas morrem, inclusive o soberano de Wakanda pai de T’Challa. Todas as pistas levam a crer que Bucky cometeu o atentado.

Bucky é encontrado e temos uma fantástica sequência de ação onde o Bucky é perseguido pelo Pantera Negra e enfrenta o Capitão América. O Pantera Negra é muito poderoso, possui um estilo diferente de lutar e está sedento por vingança.

Com Bucky acusado de terrorista, Capitão América é considerado fugitivo, então Stark tenta negociar com Ross a rendição do Capitão, e pede um prazo para encontrá-lo sem que seja necessário mais vítimas durante a captura. É neste momento que temos as equipes divididas pelo seus ideais, onde é possível compreender ambos os lados, uma vez que Bucky retoma a consciência e se declara inocente. Então temos o figura do Barão Zemo maquinando tudo e colocando os heróis uns contra os outros.

Stark parte em busca de Steve Rogers e neste momento somos apresentados ao jovem Peter Parker (Tom Holland), que soa exatamente como o Homem Aranha é nos quadrinhos, um estudante ingênuo, divertido e com uma grande responsabilidade. Stark visita Parker em sua casa e é recebido pela belíssima Tia May (Marisa Tomei), que possivelmente vai ter um affair com Stark no filme Spiderman Homecoming, uma vez que Stark e Peper romperam a relação. Falando em relação, temos também uma forte relação do Visão com a Feiticeira Escarlate e a agente Sharon Carter com o Capitão América, que o ajuda com informações preciosas.

O vilão Barão Zemo é bem diferente dos quadrinhos, aqui ele é uma das vítimas das catástrofes causadas pelos Vingadores e após a captura de Bucky ele o interroga afim de reprogramá-lo para usá-lo nos seus planos de vingança contra o time de heróis.

Rogers também parte recrutando aliados, então o Falcão apresenta o Homem Formiga, em uma cena hilária.

Enfim temos a cena do Aeroporto e o duelo dos dois times, as cenas de ação são incríveis, o surgimento do Homem Aranha é sensacional. Spiderman está mais forte do que nunca, seu uniforme foi projetado por Stark e em determinados momentos vence com muita facilidade Bucky e o Falcão ao mesmo tempo, mas demonstrando muita inexperiência em combate.

Deu um lado temos: Capitão América, Falcão, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro e Homem Formiga.

Do outro lado temos: Homem de Ferro, Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão, Pantera negra e Homem Aranha.

O Homem Formiga entrega uma das cenas mais divertidas do filme, quando fica minúsculo e invade o interior da armadura do Homem de Ferro, e quando fica gigante protagonizando uma batalha épica onde o Spiderman se destaca bastante ao derrubar o gigante fazendo brincadeiras e referências ao duelo de Star Wars O Império Contra Ataca quando as naves derrubam os robôs AT-ST com os cabos de aço.

Todos os heróis se enfrentam de forma incrível, a luta de épica e divertida começa a ficar tensa, até que o Visão atinge o War Machine e ele cai sem controle da armadura e arrebenta-se no chão, ficando praticamente paraplégico.

O terceiro ato do filme revela um grande plot. Após o confronto os heróis chegam a uma trégua, identificam quem está por trás de tudo e uma grande revelação acontece. Enquanto investigavam e perseguiam Zemo, Tony Stark descobre que Bucky assassinou seus pais. A cena é bastante tensa e violenta e Robert Downey Jr, mostra mais uma vez que é um grande ator, podemos perceber no olhar do ator seu sentimento se transformando de surpresa ao ódio extremo em segundos.

Steve Rogers também fica aterrorizado com o que vê, então Stark parte pra cima de Bucky e começam uma dramática batalha que resulta com Stark arrancando o braço mecânico de Bucky e o Capitão derrotando Stark. O desfecho acontece com a captura de Zemo, os heróis que defendiam o Rogers presos, exceto Rogers que escapa. Stark entende que Bucky estava sendo controlado, mas não demonstra misericórdia a Bucky. Também sabemos que Bucky não era o último, muitos outros como ele estavam na base controlada por Zemo, porém, todos os outros mortos.

O filme acaba com Tony Stark recebendo uma ligação do Capitão América, colocando-se a disposição quando precisar e logo vemos o capitão invadindo a prisão para resgatar seus amigos.

Guerra Civil soa como um Vingadores 3 e na minha opinião é o melhor filme da Marvel, a frente de Os Vingadores por saber dosar na medida certa todos os aspectos. (ação, humor, dramaticidade, realismo, efeitos visuais, atuações). Todos os personagens são necessários na trama, as participações de cada um são inteligentes e preenchem o filme de forma épica, destaques para o Homem Formiga, Spiderman e Pantera Negra.

Não é um filme perfeito, o único ponto fraco na minha opinião foi o Barão Zemo que poderia ter assumido um papel mais ameaçador e talvez introduzindo uma nova Hydra, mas, o filme é brilhante.

O filme possui 2 cenas pós créditos, um mostra Bucky com o Capitão América em uma base tecnológica administrada por T’Challa e Bucky concorda em ser congelado até que consigam descobrir como retirar o controle mental que a Hydra ainda tem sobre ele. A outra cena envolve Peter Parker onde descobre em seu lançador de teias um possível mecanismo de comunicação com Tony Stark e temos o anúncio do filme solo do Spiderman.

[userpro template=view user=nerdstark max_width=100%]

André Pacheco Administrator
Head of Content , Nerd Fusão
Aqui é Nerd Fusão!
follow me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *